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sábado, 1 de junho de 2013

Cuide bem da embreagem

A durabilidade da embreagem está diretamente ligada ao modo que se dirige. Devido aos congestionamentos, nas grandes capitais, o conjunto da embreagem (platô+disco+rolamento) é exigido de forma intensa fazendo com que a vida útil da embreagem diminua.
Uma das maneiras de se evitar o desgaste prematuro do conjunto seria o motorista não “descansar”, ou seja, deixar o pé apoiado sobre o pedal da embreagem durante a condução do veículo.


Outro vício que se deve evitar é ”segurar” o veículo em uma rampa, não deixando descer, utilizando o pedal da embreagem (“queimar embreagem”).
Neste caso recomenda-se que quando estiver numa rampa e for arrancar utilizar o freio de mão para auxiliar a saída.
Outra maneira de se preservar a embreagem, é trocando as marchas de maneira suave e nas rotações (RPM) recomendadas pelo manual do proprietário.
Com o desgaste do conjunto da embreagem, o pedal começa a endurecer, dificultando as trocas de marchas. Quando o pedal fica muito duro ao se utilizar a 1º ou 2º marcha, sente-se uma trepidação no pedal. Alguns veículos em movimento, ao se acelerar, o giro do motor aumenta (RPM), mas a velocidade não aumenta. É como se tivesse dirigindo um veículo com câmbio automático.


Veja no caso desta embreagem, o rebite do disco já atingiu o platô. Isto significa que o disco está totalmente gasto.


Um chiado, proveniente do câmbio, pode ser sinal de que há falhas no acoplamento entre o rolamento e o volante do motor. Para saber se o chiado vem do rolamento, com o veículo parado, aperte o pedal da embreagem e segure-o. Se o barulho parar o problema está no rolamento.


Nunca troque só uma peça do conjunto e sim substitua todo o conjunto: platô, disco e rolamento.

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