Diz-se que um veículo tem a direção adequadamente alinhada quando todos os componentes da suspensão e da direção se encontram em boas condições, funcionam corretamente e sem desvio. É necessário um alinhamento apropriado para que o desgaste da escultura dos pneus seja uniforme e as curvas levadas de modo preciso. Um desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros, mudanças na condução do seu veículo ou na resposta à viragem, podem ser indicação de desalinhamento. Hoje em dia muitos veículos vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para o alinhamento.
O alinhamento correto vai incidir sobre o desgaste normal dos pneus, alargando assim a vida dos mesmos.
Basicamente, o processo de alinhamento consiste em garantir que os grupos jante-pneu funcionam paralelamente uns aos outros e que têm contacto com o solo no ângulo correto. Ou seja, trata-se simplesmente de ajustar as relações entre os componentes da suspensão, da direção e as rodas do veículo.Conselho de manutenção,é necessário verificar o alinhamento do seu veículo sempre que detectar:
- Um desgaste anormal dos ombros interiores ou exteriores dos pneus.Uma tendência para um lado ao acelerar e para o outro ao travar.Uma tendência para a direita ou à esquerda a uma determinada velocidade numa estrada plana.Uma certa dureza da direção.O volante mal centrado.
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